top of page
  • Foto do escritorQvdicas Qvdicas

PARQUES NACIONAIS

Vamos conhecer os parques nacionais?

Eles estão espalhados por todo o país e podem ser tudo o que você precisa para as suas férias!

Esses parques são áreas de preservação do meio ambiente que foram criadas a fim de evitar a degradação dos mais variados ecossistemas, reservando atrações naturais imperdíveis, como cânions, cachoeiras, rios cristalinos e muito mais, são destinos turísticos ideais para os amantes de natureza e ecoturismo, com diversas quedas d’água, trilhas ecológicas, rios preservados, entre outros. No Brasil existem mais de 70 parques nacionais abertos, sob responsabilidade do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente. O campeão da visitação, com 2,6 milhões de visitas, continua sendo o Parque Nacional da Tijuca (RJ). O Parque Nacional do Iguaçu (PR) ficou em segundo lugar, seguido pelo Parque Nacional de Jericoacoara (CE) tendo, respectivamente, 1,89 milhão e 1,09 milhão de visitas.(ICMBio). É recomendável contratar um guia especializado ou uma agência que organize os passeios, para não correr riscos e fazer uma visitação mais segura.


1. PARQUE NACIONAL DA TIJUCA/RJ: O Parque Nacional da Tijuca é dividido em três setores de visitação: Floresta, Serra da Carioca e Pedra Bonita/Pedra da Gávea - tem opções de programas para todos os públicos: desde áreas para piquenique e churrascos até voo livre, escalada, trilhas e outras atividades. Entre os famosos cartões postais do país, temos o Morro do Corcovado, onde está localizada a estátua do Cristo Redentor, uma das sete maravilhas do mundo moderno, a Vista Chinesa, Pedra da Gávea, Parque Lage e Paineiras.


2. PARQUE NACIONAL DE ANAVILHANAS/AM: localizado na bacia do Rio Negro um dos maiores tributários do Rio Amazonas, nos municípios de Manaus e Novo Airão do estado Amazonas. O acesso a partir de Manaus por via terrestre é facilitado por conta do asfaltamento das estradas e condições de tráfego razoavelmente boas durante o ano todo, completa-se o trajeto em no máximo 2h30min. Por via fluvial, há barcos regionais e lanchas rápidas que levam de 9 a 3 horas, respectivamente. As atrações são o turismo de interação com botos-vermelhos (também conhecidos como botos cor-de-rosa); as praias (existentes de setembro a fevereiro - período da seca); as trilhas aquáticas de igapó (de março a agosto - período da cheia); as ilhas, que vistas de cima são um espetáculo inesquecível; as trilhas terrestres; a observação de flora e fauna, que proporcionam um fabuloso contato com o ambiente amazônico; e os passeios de barco pelo arquipélago das Anavilhanas; além da possibilidade de visitar comunidades tradicionais ribeirinhas e conhecer o belo artesanato de Novo Airão

3. Parque Nacional da Chapada Diamantina (BA): fundado em1985 foi o ano do seu nascimento, com o intuito de preservar os ecossistemas da Serra do Sincorá e conservar suas nascentes, com destaque para o principal rio baiano, o Paraguaçu. Esta unidade de conservação guarda um banco genético importantíssimo para a pesquisa científica no âmbito da biodiversidade. A cada ano, diversas novas espécies de plantas endêmicas e animais são descobertas na região.


4. PARQUE NACIONAL MARINHO DE FERNANDO DE NORONHA/PE: abriga um sensível ecossistema e espécies que estão ameaçadas de extinção em outras regiões do país e do mundo. O arquipélago é caracterizado como um santuário para muitas espécies e, desde 2001, foi reconhecido e tombado pela UNESCO como patrimônio mundial da humanidade, juntamente com Atol das Rocas. Foi designado como Sítio RAMSAR em 2018, área úmida de importância internacional. A maior parte do arquipélago de Fernando de Noronha foi declarada Parque Nacional Marinho. O parque é formado por dois terços da ilha principal e inclui todas as ilhas secundárias, com área total de mais de 100 km² e 21 ilhas. No arquipélago vive uma população de cerca de três mil habitantes e o turismo é a base econômica local.



5. Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA): localizados no noroeste do Maranhão e distantes 250 km da capital São Luís, o Parque está inserido em 3 municípios maranhenses, que dispõem de estrutura para recepção e condução de visitantes: Barreirinhas, Santo Amaro e Primeira Cruz. É preciso ficar atento para escolher o período certo e ter o melhor cenário, entre maio e agosto, você verá dunas altas e curvilíneas, entremeadas por lagoas de água transparente. Na seca, entre os meses de outubro a dezembro, quase todas as lagoas desaparecem e a paisagem, cheia de porções de água, se transforma em um imenso deserto.



6. Parque Nacional do Iguaçu (PR): O Parque Nacional do Iguaçu (PARNA Iguaçu) é uma Unidade de Conservação(UC) Federal que tem por objetivo proteger um dos mais significativos remanescentes da Mata Atlântica na América do Sul, palco do espetáculo das Cataratas do rio Iguaçu e moradia de espécies importantes da biodiversidade brasileira. O parque concentra a maior área de Mata Atlântica do sul do Brasil. A atração pode ser visitada o ano todo, mas no verão o volume de água é maior.



7. Parque Nacional de Jericoacoara (CE): situado no estado do Ceará, foi criado em fevereiro de 2002, tem como objetivo proteger amostras dos ecossistemas costeiros, assegurar a preservação de seus recursos naturais e proporcionar pesquisa científica, educação ambiental e turismo ecológico. O Parque possui diversos atrativos, que incluem desde a prática de esportes radicais em belas praias e lagoas até a contemplação de monumentos naturais como a Pedra Furada, principal cartão-postal de Jericoacoara.



Os parques nacionais surgiram para proteger a nossa biodiversidade, são espaços de preservação que guardam as mais lindas paisagens naturais do país. No entanto, nem todos possuem visitação aberta ao público e infelizmente em alguns a estrutura para receber visitantes é bem precária ou inexistente. Conheçam mais sobre os parques nacionais, valorize a nossa biodiversidade, o Brasil é lindo!

5 visualizações0 comentário
bottom of page